Timeline Pós-chegada a Winnipeg

timeline winnipeg casal abaixo de zero

Eaaai pessoal, tudo certo?

Ainda estamos tentando nos organizar, conciliar as agendas de estudo, trabalho e posts aqui no blog, além de estarmos planejando lançar em breve o nosso canal no youtube.

No último post passamos a timeline da nossa organização pré-winnipeg, e hoje vamos passar a timeline pós-chegada a Winnipeg e também contar um pouco mais sobre como correram os primeiros dias na cidade em termos de ~arrangements~.

Vamos lá?

2 de Julho: Vôo SP (6h25) -> Toronto (16h00 – 18h00) -> Winnipeg (20h29) – Air Canada.

Ficamos hospedados no hotel Country Inn, próximo ao aeroporto. Recomendamos o hotel pela tarifa competitiva, conforto e café-da-manhã, mas a localização não nos beneficiou por ser muito distante do centro, e dos bairros em que procurávamos apartamentos, e não ter facilidades como mercados a “walking distance”. É muito importante ficar atento a localização do hotel que escolherem, especialmente se não forem alugar um carro.

3 de Julho: Fomos até Downtown (Portage Place Mall) fazer o SIN do Rodrigo e pedir informações sobre o procedimento de solicitação da “Confirmation to Work Off-Campus” (Somente quem deu entrada no visto de estudante antes da mudança das regras precisou solicitar a confirmação).

3 de Julho: Compras:

Monthly Bus Pass (Regular = CAD 84,70) – Super importante se forem depender de transporte público! Você poderá utilizar o Pass do primeiro ao último dia do mês em vigor (1 de Julho, a 31 de Julho, por exemplo).

Celular – Você poderá utilizar o seu aparelho, e comprar somente o chip. Poderá utilizar o seu aparelho e fechar um plano pós-pago. Poderá fechar um plano pós-pago e pegar um aparelho de graça (2 anos de contrato). Tem algumas opções, e operadoras a escolher: Rogers, Bell, Tellus, MTS, Fido.

3 de Julho: Passeamos pela cidade a pé, percorrendo a Portage Avenue desde Downtown até o Polo Park (Não recomendamos, viu? Façam o passeio com calma, não tentem cruzar a cidade com as próprias pernas em um dia só, e ainda debaixo de um sol de 30º!!).

4 de Julho: Abrimos uma conta no banco (RBC Royal Bank) – Mas Casal, por que no RBC? – Porque pesquisamos pouco a respeito, não procuramos pelas melhores taxas, pelas melhores vantagens, melhores gerentes, etc, etc. Procuramos, ainda no Brasil, por um banco grande, tradicional e confiável, e dentre algumas opções simplesmente “fomos com a cara do RBC”, e é isso! De toda forma, sempre somos muito bem tratados pela equipe do banco.

5, 6 e 7 de Julho: Passamos estes dias visitando uma dezena de apartamentos que pré-selecionamos ainda no Brasil, através do Kijiji.ca. (Bairros preferidos do Casal, até o momento: Região da Academy Rd., região da Corydon, Osborne Village, West Gate e Wolseley – Lembrando que tudo depende de aonde você vai estudar, trabalhar, estilo de vida, meio de transporte e, mais importante, gosto pessoal!).

8 de Julho: Demos entrada no acordo de aluguel do apartamento (Eles pedem que seja preenchido um formulário de “application” com informações pessoais, etc).

10 de Julho: Recebemos a resposta da Caretaker de que poderíamos nos mudar no dia 12.

11 de Julho: Compramos os móveis e coisas para a casa nova na IKEA (eles fazem a entrega no dia seguinte, se solicitado, o que foi ótimo pra gente!).

12 de Julho: Mudamos 😀

4 de Agosto: Visitei a Red River College pela primeira vez, para cuidar da finalização do Enrollment.

 

**Manitoba Health Insurance: Seguro saúde gratuito oferecido pela Província (verifique se essa condição se aplica ao seu tipo de visto).

É importante que faça o seguro assim que chegar a cidade, e ainda fica pronto na hora!

Não o fizemos nos primeiros dias pois viemos com seguro-viagem comprado para o primeiro mês (somos exageradamente precavidos) e aí optamos por cuidar disso um pouco depois.
Ufa! Acho que é isso! Conseguimos tirar algumas de suas dúvidas? Se ficou alguma coisa pendente, deixem nos comentários!

Conheça o Canadá com a gente! Dá pra acompanhar pelo FacebookInstagram e futuramente no Canal do Youtube.

37 Comments

  • Responder outubro 16, 2014

    Douglas

    Oi casal, tudo bem?

    Fiquei curioso sobre uma coisa: vocês gastaram +/- quanto para mobiliar a casa? Não acharam que valeria mais a pena alugar uma já mobiliada?

    Douglas

    • Responder outubro 28, 2014

      Casal Abaixo De Zero

      Olá Douglas, tudo bem e por aí?
      Mobiliar a casa por aqui não é muito caro (na IKEA, rsrs). Além do mais, os eletrodomésticos já vêm com o imóvel, o que deixa uma folga na hora de comprar “o restante”.
      Não pensamos em alugar um mobiliado pois já havíamos pesquisado que era relativamente “em conta” ir mobiliando do nosso jeito. Ah, e também não encontramos muitas opções de apartamento que já vinham com mobília por aqui…
      Olha, dá pra gastar cerca de $2.000 com a compra da mobília (IKEA, sempre!), sem contar com eletrônicos e os eletrodomésticos e economizando nos detalhes!

  • Olá, casal abaixo de zero !
    Muito bom o post de vocês. Eu e a Patrícia acompanhamos as fotos e vídeos nas outras mídias. Parece estranho, mas, às vezes, sentimos como se vocês fossem amigos antigos rsrs. Acho que é a situação parecida.
    Cada detalhe que vocês mencionaram e mencionam são extremamente importantes para quem está planejando chegar por aí.
    No meu caso (Paulo), ficaria muito interessado (e agradecido) em ouvir detalhes do RRC, pois farei o mesmo curso (Business Adm.), mas isso é só uma sugestão..
    Por favor, não deixem de postar novidades!
    Tenham um ótimo fim-de-semana
    obs.: Quem sabe a gente não marque de conhecê-los num futuro próximo!

    • Responder outubro 28, 2014

      Casal Abaixo De Zero

      Olá Paulo!
      Muito bom saber que estamos ajudando, e mais ainda que vocês estão aí nos acompanhando e gostando de tudo!
      Acho que é porque a gente prepara tudo com muita atenção, sabemos que é um processo difícil e que surgem muitas dúvidas e etc, e tentamos amenizar um pouco a ansiedade e dar mais um incentivo.
      A gente está planejando contar em detalhes sobre a experiência com RRC em um vídeo no Youtube em breve, assim que eu tiver um fôlego depois das provas e etc. E também esperar passar um pouquinho mais de tempo pra poder falar bastante sobre tudo! Aguenta firme que logo vai ter post sobre isso!
      E, com certeza, assim que chegarem por aqui nos avisem.
      Estamos esperando, e boa sorte!

  • Responder outubro 17, 2014

    Taisi

    Mais um post excelente do casal!
    Muito obrigada por todas as dicas, se optarmos por Winnipeg, certeza que gostaríamos de ocupar uma tarde toda conversando com vocês pessoalmente! rsrs

    beijão

    • Responder outubro 28, 2014

      Casal Abaixo De Zero

      Taisi, tuuudo bem?
      Poxa, muitíssimo obrigada pelo incentivo de sempre!
      Deêm uma chance para Winnipeg, rsrs. Estamos esperando!

      • Responder novembro 4, 2014

        Taisi

        Imagina! Eu que agradeço sempre xD

        ahahahaha estamos cogitando, quem sabe 😉
        A inscrição pra RR está na lista, mas no momento a preferida fica em Hamilton
        Mas com certeza vou querer dividir a escolha com vocês, quando ela acontecer rs

    • Responder outubro 26, 2015

      Viviane

      Olá, casal! Conheci o blog de vcs hj e já estou empolgada com cada detalhe. Recebi a indicação de uma amiga que acabou de chegar no Canadá e já vi que aqui tem muita informação valiosa. Estou planejando ir no ano que vem. Mas tb gostaria de saber mais detalhes sobre esse curso na RRC (que é o mesmo que pretendo fazer). O vídeo já saiu? Onde posso assistir? Obrigada! Abração.

      • Oie Viviane!
        Poxa, que legal! Ficamos muito felizes que esta gostando e que podemos ajudar 😀
        Ainda nao lancamos video, e eu to planejando esse post ha tempooos. Logo, logo postamos aqui :/

  • Responder outubro 24, 2014

    Paulo Mesquita

    Saudações, Rodrigo e Jéssica!

    Meus parabéns pela qualidade do seu blog (layout, imagens, conteúdo)!!!

    Têm sido ótimo na minha etapa de preparação pré-Winnipeg. Já fiz minha application no RRC e estou no aguardo da aprovação (#fingerscrossed). Vou fazer um post-graduate diploma em International Business.

    Tenho uma dúvida: Ao conseguir o visto de estudo e trabalho, ele tem a validade a partir do início dos estudos? Observei que vocês foram bem antes do início das aulas… Isso teria alguma relação com o fato do visto do Rodrigo não ser de estudos?

    Aproveitem muito essa nova etapa e sejam muito felizes!

    Grande abraço

    • Responder outubro 28, 2014

      Casal Abaixo De Zero

      Olá Paulo, tudo bem?
      Super obrigada por acompanhar a gente, esperamos estar ajudando bastante no seu planejamento!
      O visto tem validade a partir da data em que é emitido! Nós demos entrada no visto 4/5 meses antes da data prevista para o início das aulas, e viemos para o Canadá 2 meses antes para podermos nos organizar com toda a mudança.
      Nosso visto demorou relativamente bastante tempo para ser emitido pois nessa época o escritório do consulado aparentemente fica um pouco “busy” (pouco mais de 1 mês), e demos entrada no pedido com tanta antecedência pois a própria Red River indica que entre com o pedido assim que possível pois eles aguardarão sua resposta referente a emissão do visto (se houver algum problema nesse sentido, e você não conseguir viajar, eles reembolsarão parte do valor pago na inscrição e abrirão a sua vaga para outro aluno)…

      Muito obrigada pelos votos, e desejamos muito boa sorte pra você no processo!
      Até mais!

    • Responder novembro 25, 2014

      César

      Olá Paulo. Também estou me inscrevendo para o curso de International Business. Para quando você está aplicando?

      Abraços,

      César

    • Responder agosto 17, 2015

      Ianna

      Paulo,

      Você está gostando do curso de International business?
      Eu tinha interesse em fazer, mas o curso não é muito bem avaliado pelo estudantes.
      O que você está achando?

      Obrigaad!

      • Olá Iana!
        Eu curso Business Administration na Red River College. Acredito que esteja confundindo blogs, talvez?
        Eu, particularmente, adoro o College e acho o curso sensacional 😀

  • Responder outubro 31, 2014

    Rita

    Oioi, gostei muito de ler suas experiencias. Me diga uma coisa, foi muito dificil para alugar? Porque li em varios lugares que os canadenses sao desconfiados com imigrantes, que nao tem historico de aluguel. Voces pagaram antes? Como foi? Foi com real estate ou com proprietario?
    bjs
    Rita

    • Responder novembro 5, 2014

      Casal Abaixo De Zero

      Olá Rita, tudo bem? Ficamos muito felizes em saber que está gostando 😀
      Não foi difícil alugar, mas os acordos com quem não tem um histórico de crédito no país são diferentes… Nós alugamos diretamente com a imobiliária (Colliers), e tivemos de pagar alguns aluguéis adiantados. Mas o processo foi muito rápido e simples!

  • Responder dezembro 8, 2014

    Paulo Gonçalves de Arruda

    Olá, Jéssica e Rodrigo!
    Tudo bem por aí? Certamente o frio chegou para ficar, conforme venho acompanhando no Instagram e Facebook do blog.
    Eu recebi a carta de aceitação do RRC e estamos nos preparando para solicitar o visto. Cada etapa é uma expectativa muito grande.
    Quanto ao curso (Business Administration), se surgir algum tempo, você faria um feedback por aqui? Ou quem sabe um feedback geral desses primeiros 6 meses em Winnipeg?
    Forte abraço. Que Deus os abençoe.
    Paulo.

  • Responder dezembro 9, 2014

    Laercio

    Olá Casal,

    gostei muito de conhecer o blog de vcs, eu e minha esposa estamos planejando ir em julho/2015, gostamos muito da organização do site e das planilhas, temos varias, e o melhor das tabelas e planilhas de vcs é que podemos ter uma ideia mais proxima da realidade que teremos ai quando chegarmos e saber que o que estavamos planejando esta dentro da media indicada por vcs

  • Responder julho 20, 2015

    Maria Simone

    Bom dia Casal,

    Adorei o Blog de vocês, e gostaria de saber mais sobre o planejamento de vocês, se estão trabalhando ai, os dois estão estudando?.. E quanto em R$ foi necessário juntar para irem.

    Abraço.. Obrigada!

    • Olá Maria Simone! Ficamos felizes que gostou do site 😀
      Eu, Jessica, estou estudando. Durante o primeiro ano de faculdade somente estudei, e no segundo ano vou estudar e trabalhar meio-período. O Rodrigo só trabalha.
      Nós trouxemos a quantia integral para o pagamento da faculdade e do material didático (os dois anos inteiros), mais uma boa quantia para a compra de alguns móveis, roupas de inverno, e uma quantia para integrar nos gastos mensais.
      Usamos como base uma planilha de custo de vida, que no período do planejamento já não era muito diferente do que realmente gastamos quando chegamos, subtraímos esse valor de um salário mínimo (canadense), e a quantia que faltava juntamos antes de vir e aplicamos mensalmente para complementar os gastos da casa, quando necessário, durante algum tempo. O valor a ser aplicado nessa mudança é bastante relativo. Vai variar dependendo do tamanho e estilo da família que está a se mudar, por isso nunca passamos valores exatos. Somente a linha de pensamento que usamos antes de virmos…
      Espero poder ter ajudado! 😀

  • Responder julho 20, 2015

    Joaquim Neto

    Rodrigo, vc se matriculou no RRC e foi com visto de estudante e a Jessica? Foi com visto de trabalho ou de estudante também?

    • Oi Joaquim!
      A Jessica quem estuda na Red River, e veio com o Study Permit, enquanto eu vim com um Open Work Permit!

  • Responder agosto 26, 2015

    Lilian Dias

    Olá Casal, rs!!!
    Só queria dizer que foi muito legal e importante vcs terem postado as timelines, sinceramente foi a melhor explicação até agora, e olha que já vi muitos outros blogs por aí. Obrigada por isto. (A gente nunca pensa nos detalhes, móveis, nossa!!!)
    Parabéns, e muita boa sorte, quem sabe ano que vem a gente se esbarra na RRC.
    Deus os abençoe.

    • Oie Lilian!
      Poxa, suuuuper obrigada! Fico muito, muito, muito feliz em ter conseguido ajudar!
      Gostaria de ter mais tempo pra poder postar mais coisas legais pra vocês, mas saber que já ajudei um pouquinho com o que já foi postado me deixa muito feliz 😀
      Obrigada! E muito boa sorte!

  • Responder setembro 15, 2015

    Yuri Quadros

    Pessoal,

    Muito legal o blog…somos do Rio de Janeiro e estamos embarcando na mesma “aventura” de vocês…em jan/2016 estamos indo a família toda ( casal + 2 filhos ) pra Winnipeg !!! To indo fazer o curso de Post Graduation na MIIT (antiga Winnipeg Technical College) com duração de 1 ano !!!

    Nossa ideia é ficar pelo menos 2 anos. Minha esposa vai com OWP e os filhos já estão grandinhos e não precisam de babá, ou seja, podemos trabalhar mesmo que part time pra segurar os custos. Como vocês estamos indo com uma quantia relativa pra segurar os custos nesse período.

    Estamos na fase de pesquisar tudo que vcs comentam no post do custo de vida (imóvel, móveis, carro ou transporte publico, colégio dos filhos e etc…).

    Em relação ao clima vocês estão adaptados ? Da pra viver com o frio que tem ae ? O que percebem do mercado de trabalho ?

    Valeu pessoal…

    • Responder outubro 12, 2015

      Casal Abaixo De Zero

      Olá Yuri! Muito obrigada, ficamos felizes que estão gostando do blog 😀
      Estamos completamente adaptados ao clima, dá pra viver tranquilamente com o frio. Mas é indispensável ter boas roupas de inverno!
      Sobre o mercado de trabalho pouco analisamos. A cidade é relativamente pequena, e a província relativamente pouco desenvolvida economicamente… Daí é só fazer as contas.
      Não é aquecido, tem pouca demanda em determinadas áreas, e muita demanda em outras. Recomendamos que naveguem pelo Indeeed.ca em busca das vagas que mais interessarem, para sentirem o nível de demanda e o nível de qualificação necessária. Aí fica bem mais fácil de ter uma idéia a respeito do que procuram!
      Boa sorte! 😀

  • Responder setembro 20, 2015

    Karina

    Olá casal, adorei o site de vocês! Parabéns! Estou planejando ir estudar na Red River College também. Como vocês fizeram para o Rodrigo aplicar para o Open Work Permit? No caso de vocês foi porque são casados? Como funciona? Primeiro eu teria que aplicar pra college para depois meu marido aplicar para o visto de trabalho? Obrigada e continuem postando! Beijos

    • Responder outubro 12, 2015

      Casal Abaixo De Zero

      Olá Karina! Ficamos felizes que está gostando do blog 😀
      O Rodrigo teve acesso ao Open Work Permit pois somos casados. Indicamos que busque todas essas informações diretamente no site do CIC.ca, pois é a maneira mais segura de obter informações desse tipo. Nós nunca passamos dados mais profundos a esse respeito pois essas coisas mudam da noite para o dia, e nós não estamos mais atualizados do que acontece nesse sentido!
      Boa sorte! 😀

  • Responder outubro 15, 2015

    Nicolle Macedo

    Olá Boa noite!
    Tudo bem com vocês ?

    Eu e meu noivo estamos planejando morar no Canadá, estamos com um planejamento parecido com o de vocês!
    Eu vou estudar, e meu noivo trabalha!
    Mas antes, vamos casar!! rs

    Seu marido ja está procurando algum emprego em winnipeg? Se ele está, como ele está fazendo?
    Gostaria muito que você me respondesse falando sobre isso, ou até mesmo fizesse um post mais detalhado!
    E como estão seus dias no college?

    Muito obrigada, espero sua resposta!

    • Responder outubro 25, 2015

      Casal Abaixo De Zero

      Olá Nicolle, tudo ótimo e com você?
      Seu pedido é uma ordem, e acabaaamos de postar sobre isso aqui no site mesmo! Dá uma olhada: http://www.casalabaixodezero.com/busca-de-emprego-no-canada/
      Se restarem dúvidas, já sabe, né? Deixa nos comentários pra gente, que a gente responde! 😀

      Os dias no college andam super corridos! Mas muito bem. Eu gosto muito de lá, e já comecei a fazer um post várias vezes, mas tenho tanto pra falar que vai demorar mais um pouquinho pra conseguir postar algo em detalhes pra vocês. Mas vai aparecer aqui no site, sem súvidas 😀

  • Responder novembro 29, 2015

    Helena Piovesan

    Oi Casal abaixo de zero

    Meu marido vai trabalhar em Winnipeg em dezembro, atualmente moro em Vancouver. Pesquisei na Internet sobre criminalidade em Winnipeg, comparada com Vancouver e fiquei horrorizada. Por enquanto eu e as crianças vamos continuar por aqui e talvez mudar no ano que vem. Eu vi que pelo quarto ano consecutivo Winnipeg’tem a maior taxa de assassinatos de todo o Canadá. O que voces viram e conhecem sobre este problema? Estou com medo de mudar, morava em SP antes e nao quero voltar a sentir insegurança e medo.

    • Ola Helena,
      Em um ano e meio por aqui nunca passamos por qualquer situacao ruim. Nos percebemos nesse tempo que a criminalidade fica bastante concentrada na populacao “marginalizada” – composta em grande parte pela populacao aborigene. Eles cometem os crimes entre eles (brigas de gangue, por exemplo), e em determinadas regioes da cidade, que procuramos evitar (North End e Downtown…)
      Downtown nao eh a melhor regiao da cidade para se morar ou para passear a pe durante a noite e desacompanhada, por exemplo, entao evitamos (esse eh o unico cuidado que tomamos, e ainda assim nao achamos nada demais).
      No bairro em que moramos saimos a pe durante a noite, e nao sentimos qualquer inseguranca ou medo 🙂

  • Responder janeiro 3, 2016

    raisa

    Quando vocês deram entrada no visto, vocês tinham pago apenas a inscrição na Red River ou já tinha pago alguma parte do curso para dar maior “credibilidade”? Pergunto isso, pois algumas faculdades pedem o pagamento antecipado de metade do valor do curso inteiro, antes mesmo de se obter o visto de estudante, e até onde eu era informada pelas agencias de intercâmbio, etc eu teria que provar que tinha o dinheiro em conta corrente ou na conta do “patrocinador” e, posteriormente, com visto em mãos, pagaria o curso. Grata

    • A Red River pede um deposito de matricula no momento da aplicacao para o curso. Sao chamadas de Application fee + Tuition deposit, e tudo fica em torno de $1.500(CAD). Eu citei essa taxa no post: http://www.casalabaixodezero.com/aplicando-para-o-college-em-winnipeg/
      Fiz a application para o College aprox. 4 meses antes da solicitacao do visto, e para solicitar o visto de estudante eh fundamental que tenha a LOA em maos para comprovar seu vinculo com a Instituicao em que ira estudar – esse eh o seu “motivo” para a solicitacao do visto.
      Pelo menos na Red River, apenas paga-se a tuition pouco antes de cada termo (o ultimo dia para pagar um termo eh no dia em que comecam as aulas).

  • Responder fevereiro 4, 2016

    Elaine

    Jessica/Rodrigo =)
    Estou amando o blog, todas as dicas e informações… parabéns e que essa seja uma ferramenta que traga mto sucesso pra vcs…
    Tenho uma dúvida sobre o aluguel, vcs pagam por mês ou já pagaram a vista pelo periodo do contrato de aluguel!!
    Bjs

    • Oie Elaine! Mt obrigada pela força, ficamos mt felizes que está gostando 😀
      O aluguel se paga por mês (todo primeiro dia do mês!). Uma coisa importante a lembrar é que no momento da aplicação pro apartamento é cobrado um “depósito de segurança”, geralmente no valor de 1/2 do aluguel (mês).
      Ah, e quando alugamos o primeiro apartamento tivemos de pagar 3 meses adiantado, pois não tínhamos histórico de crédito no Canadá (mas não sabemos se todas as imobiliárias tem esse mesmo procedimento). A partir do segundo apartamento que alugamos já não precisamos mais pagar aluguéis adiantados, pois já havíamos construído nosso histórico (:

Leave a Reply