Série: Planejamento Canadá | Quanto custa mudar para o Canadá?

Planejamento - Quanto Custa Mudar para o Canada

Oioioi pessoal! Na série de posts do “Planejamento Canadá”, vou compartilhar as planilhas que usei para planejar nossa mudança para Winnipeg, láaa em 2014.  Já contei um pouco sobre o planejamento em geral anteriormente, mas nesse vamos um pouco mais a fundo a respeito do planejamento financeiro!

A parte que mais me asustava antes de vir era, sem dúvida, o financeiro. Como eu imagino que seja a de todo mundo: dinheiro – e também aquela eterna questão do “será que eu vou conseguir um emprego” – não é mesmo? Haha

*Sobre o emprego, não se preocupem, você vai conseguir (já viu nosso post sobre emprego no Canadá?).

Bom, por conta dessa minha neurose, eu tentei aproximar ao máximo o valor que íamos gastar com toda a mudança, para não ter muitas surpresas.

Vocês querem saber como eu me preparei? Vem comigo!

Como nos organizamos para mudar para o Canadá.

*AVISO: Esse foi o NOSSO planejamento de gastos. Cada pessoa/ casal tem um estilo de vida diferente e o que funcionou pra gente pode não funcionar pra você, ou pra outras pessoas. Outras pessoas que vieram certamente usaram uma maneira diferente, e que funcionou pra eles, mas não há maneira certa ou errada de fazer um planejamento, até mesmo pq, se tiver, por favor deixem nos comentários pq vou adorar saber (:

 

Planejamento Canadá Planilha

Em uma planinha de Excel eu organizei todos os tipos de gastos que teríamos com a mudança – desde os mais pesados, que eram a Faculdade e o custo de vida em Winnipeg, até os gastos com móveis que teríamos que comprar ao mobiliar o apartamento e também, roupas e inverno, e claro, os gastos com visto/ burocracia e hotel ao chegarmos.

No post de hoje vou falar sobre os dois primeiros pontos: Faculdade e “estimativa do custo de vida”.

Explicando a tabela.

Acho importante falar que planejamos trazer uma quantia de aproximadamente 3 meses de custo de vida, que seria referente ao tempo que esperávamos que o Rodrigo demorararia para conseguir um emprego full-time – veja na planilha o período de Julho a Setembro.

E então mais uma quantia extra para cobrir todos os gastos do casal no caso da pessoa que trabalha não ganhar o suficiente para cobrir o custo de vida a princípio – ou enquanto a pessoa que estuda não puder trabalhar – nós trouxemos um valor extra para “completar” os gastos com custo de vida, para 1 ano – que seria aproximadamente o tempo que demoraria para que eu começasse a trabalhar (na planilha, de Julho 2014 a Julho de 2015).

*Eu explico: digamos que uma pessoa trabalhará 40horas por semana e receberá CAD$11 (aprox. CAD$1,760 bruto por mês – não esqueçam das taxas!), mas os gastos do casal por mês serão de, por exemplo, CAD$2,500. Ao final do mês faltará aprox. CAD$740 no seu budget, certo? Então é interessante trazer uma quantia extra para cobrir esse déficit pelo tempo que vocês julgarem necessário (6 meses, 1 ano, 2 anos, etc).

Previsão de gastos.

1. Faculdade

O valor do curso era, na época, de aproximadamente $20,000. Sendo $5,000 (a pagar em Setembro de 2014) no primeiro termo, $5,000 no segundo (a pagar em Janeiro de 2015), $5,000 no terceiro termo (a pagar em Setembro de 2015) e $5,000 no último termo (a pagar em Janeiro de 2016).

Agora ATENÇÃO, muita gente nos pergunta isso: “Vocês levaram todo o dinheiro para pagar o College de uma vez?”.

SIIIIIM, nós separamos toda a quantia para pagar o College quando ainda estávamos no Brasil, pois sabíamos que os primeiros anos em Winnipeg seriam complicados pra nós financeiramente, e provavelmente não conseguiríamos trabalhar aqui, sobreviver, e ainda juntar dinheiro para pagar o segundo ano do College. Especialmente com as incertezas sobre emprego e salário, por conta do fato do Rodrigo não falar inglês na época em que viemos. *Mas é aquela coisa, cada um é cada um, né? Tem gente que vem e consegue, então quem sou eu pra falar que não dá, não é mesmo?

Nós também trouxemos o dinheiro pro material didático para cada termo (estimado em $1,000 por termo – mas dá pra gastar metade, se conseguir comprar todos os livros usados no Kijiji). Então, na época, foram aproximadamente CAD$20,000 de College + $4,000 de material, que trouxemos.

2. Custo de Vida

Supermecado

Pra conseguir os valores aproximados com compras, eu fiz pesquisas em outros blogs – como o da Mandy e Mais e o Canada para Brasileiros, que passavam um pouco do custo de vida no Canadá (Toronto/ Montreal) e Vancouver, e também entrei direto em sites de lojas (Walmart, Dollarama, etc) para comparar preços, e por aí vai.

O gasto mais importante que levantei nessa pesquisa foi o com Supermercado, ficando em torno de CAD$400/ mês – sempre arrondando pra mais! (como vocês podem ver no nosso post sobre Custo de Vida em Winnipeg, não ficou muito diferente disso).

Aluguel

Um gasto muito importante, que é provavelmente o que mais se difere de outras cidades grandes como Toronto e Vancouver é o do aluguel de apartamento em Winnipeg!

Sim, se tem um ponto do custo de vida que dá grande vantagem à Winnipeg é o do aluguel – como você pode ver nessa matéria aqui.

Para calcular o gasto com aluguel eu usei o Walkscore e o Kijiji, e busquei por apartamentos em bairros que eu mais me interessava geograficamente, reparando se os apartamentos tinham luz e água inclusos.

*Hoje, que conheço melhor a cidade, aproveito para recomendar novamente o meu bairro favorito em custo/benefício/tudo que há de bom na vida (já que eu tenho certeza que vocês vão perguntar haha): o Corydon Village <3

Telefonia

Uma coisa que eu tinha certeza que tinha que ter assim que pisássemos em Winnipeg, era um celular com ligaçōes ilimitadas (já que resolveríamos nossa vida através dele) e internet (dãr!).

Então pesquisei planos de diversas companhias, e cheguei na média de CAD$70 (para cada um).

Transporte

Nós não planejávamos ter um carro, antes de mudarmos, então simplesmente pesquisei pelos planos mensais de passes de ônibus, no site do Winnipeg Transit.

 

Pronto, agora joga tudo na planilha e vai com fé que dá certo! 

 

Bom, até agora cobrimos mais de metade do orçamento para o Canadá. Que são, na verdade, os gastos mais importantes, e pesados, da sua lista – espero muito que tenha dado pra entender direitinho, pq achei bem difícil de explicar haha

No próximo post vou falar sobre os gastos gerais mobiliando o apartamento e comprando as roupas de inverno – e no útimo post da série de planejamento, vou falar sobre gastos burocráticos com teste de proficiência, application para o college, vistos, exames médicos e tudo aquilo que gastamos PRÉ-embarque.

Não deixem de contar pra gente o que acharam do post ou qualquer coisa que vocês quiserem contar pra gente! A gente ama ler <3

Esperamos que tenham gostado! Até o próximo post!

 

Um beijo,

Jess – Abaixo de Zero

52 Comments

  • Responder outubro 6, 2016

    Thais Ramos

    Ótimo post!

    Obrigadaa! bjbj

    • Oieee Thais! Mt obrigada <3

    • Responder julho 19, 2017

      Diego

      Olá, casal!

      Adorei o blog de vocês! Extremamente instrutivo. =)

      Eu e minha namorada estamos querendo fazer o mesmo que vocês (colocar as malas em um avião, e ir para o Canadá!). Observei cuidadosamente a planilha financeira de vocês, e percebi que temos uma realidade bem próxima se formos sem pensar na faculdade (aqueles 5.000 por semestre quebram um pouco).

      Na opinião de vocês, há como ir ao Canadá, conseguir algum visto para morar / trabalhar sem necessariamente se inscrever em uma faculdade? Quais outras opções podemos ter?

      Desde já, muito obrigado!

      • Responder setembro 22, 2017

        Casal Abaixo De Zero

        Ola Diego! Muito obrigada pelo comentario! <3
        Nos nao sabemos muito sobre processos imigratorios/ obtencao de visto :/
        Imagino que uma boa opcao para vc comecar a pesquisar seja o Express Entry - aplicando diretamente ai do Brasil.
        Vc vai achar mais informacoes sobre isso no http://www.cic.ca

        Boa sorte!

  • Responder outubro 6, 2016

    Juliana

    Oi pessoal, tudo bem? Muito bacana o post de vocês e a tabela super explicadinha.. acho ótimo demonstrar os gastos dessa forma.

    Mas quero deixar aqui a nossa opinião, pois somos um casal com filho pequeno.
    Infelizmente não estou trabalhando porque não conseguimos vaga em daycare. Esse é um problema generalizado daqui, conhecemos 3 casais com filho pequeno que estão há mais de 1 ano esperando uma vaga.

    Acho importante contar com essas “imprevistos” pois nem sempre nosso planejamento dá certo. E só de imaginar de ficar sem grana já me da afliçao haha

    Forte abraço pessoal!

    • Responder outubro 14, 2016

      Casal Abaixo De Zero

      Muito obrigada por adicionar essa info! A gente realmente não imaginava que é possível ter problemas como esse. Espero que tudo dê certo, boa sorte!

    • Responder janeiro 20, 2017

      Alessandra

      Boa noite Juliana, poxa dei até uma desanimada com seu comentário, então está impossível conseguir daycare aí ? Também vamos com filho pequeno.

  • Responder outubro 6, 2016

    Fabiana Pimentel

    Adorei… Posta mais! Meu marido e eu estamos planejando ir daqui 3 anos…nesse período vamos correr atrás do teste de proficiência e dar uma tunada no currículo. Fomos em nossa lua de mel, mês passado, para conhecer o Canadá e ter a certeza que é lá que queremos viver!

    • Responder outubro 14, 2016

      Casal Abaixo De Zero

      Yay! Que bom que está gostando <3 Postei sobre os gastos com a mobília do apto hoje, me conta se gostou depois <3

  • Responder outubro 7, 2016

    Bruna Carnavarolo Coiado

    Super AMEI! Já esperando o próximo post =D
    Afinal, uma coisa puxa a outra…rs
    Bjinhos e parabéns pelo blog

  • Responder outubro 7, 2016

    Marina

    Gostei mto do post. Ja li os outros e ajuda bastante quem esta preparando tudo.. Obrigada! bjs

  • Responder outubro 7, 2016

    Fabio

    Excelente post! Bem didático. Ansioso pela parte 2 😉

  • Responder outubro 8, 2016

    Rafael Sobrinho

    Gostei muito do post, inclusive estou fazendo os meus preparativos, a minha diferença é que estou solteiro
    Os valores que estou estimando estão bem similares aos de vocês, pois estou levando em consideração que, apesar de já ter o domínio do idioma, vai ser difícil complementar a renda mensal integral logo de cara… estou para montar um canal no YouTube mostrando o passo a passo e espero poder contar com a permissão de vocês para usar alguns dados que vocês usaram
    Beijos e abraços e espero poder encontra-los para agradecer as informações

    • Responder outubro 14, 2016

      Casal Abaixo De Zero

      Que legal! Sim, claro. Quando subir o vídeo conta pra gente, pra gente poder assistir como foi seu planejamento 😀

  • Responder outubro 8, 2016

    Jakeline

    Oi!! Super util seu texto. So acho que poderia começar justamente pelo começo!! Rsrs Todos os documentos, atestados, certidões e etc… Do pre- Canada.
    Beijo grande!!

    • Responder outubro 14, 2016

      Casal Abaixo De Zero

      Mt obrigada <3 Hahah o post sobre os gastos burocráticos vai vir na próxima quinta. Não sei ao certo pq, mas a sequência acabou saindo ao contrário! hahaha

  • Responder outubro 8, 2016

    Samara

    Obrigada Jess! Aguardando ansiosamente o próximo post!

  • Responder outubro 10, 2016

    Rafaela

    Tudo muito bem explicado, adorei!
    O blog de vcs é ótimo, espero em breve estar em Winnipeg tbm <3

    • Responder outubro 14, 2016

      Casal Abaixo De Zero

      Poxa, mt obrigada <3 Hoje teve post novo no Blog, complementando essa série. Espero que aproveite! E nos vemos por aqui 😀

  • Responder outubro 10, 2016

    Nicole

    Arrasou Jess! Ficou excelenteeeee o post e tava tudo explicado bonitinho heheh Adorei tudo. Doida para ler os próximos Bj Casal!!

  • Responder outubro 12, 2016

    Tainara Santuchi

    Olá! Curti a planilha! To montando a nossa com base na de vocês, mudando os valores do college, claro. Só estamos perdidos no valor de uma estadia pros 10 primeiros dias (fizemos uma base de calculo através de um quarto no airbnb) e principalmente mobília básica e appliances. Vou aguardar o próximo post de vc explicando esses pontos!

    Obrigada pelas infos! Se tudo der certo, chegamos em Julho!

    Beijão,

    Tainara (a que falou que curte tuas postagens veganas no face haha)
    =*

    • Responder outubro 14, 2016

      Casal Abaixo De Zero

      Poxa, que bom que deu pra ajudar de alguma forma com a planilha 😀
      Na próxima semana vou postar sobre os gastos com estadia ao chegar e aí vcs podem ter algumas ideias em cima disso.

      Obrigada por acompanhar a gnt e pelos comentários <3 É mt bom ouvir de volta de voces!

  • Responder outubro 13, 2016

    Maísa

    Amei o post!!! Já estou ansiosa pelo próximo!!!

    Por favor, tenho algumas dúvidas, se puder responder fico feliz!
    Ví que você terminou o College recentemente, com esse término você obteve PGWP de mais 2 anos? Como foi essa sua renovação do visto?

    Andei pesquisando algum curso de 1 ano para tenta baixar o custo total da mudança para o Canadá, mas essa opção de curso e de tempo não me agradou muito, você recomendaria algum curso assim de 1 ano? Em sua opinião, vale a pena para quem busca imigrar futuramente?

    Você acha loucura demais chegar aí em pleno inverno? Sei que é mais difícil correr atrás de tudo, talvez seja necessário, mas estou com medo!!!

    Muito obrigada e parabéns pelo trabalho que faz! Sucesso!!!

    • Responder outubro 19, 2016

      Casal Abaixo De Zero

      Oie Maísa! Mt obrigada pela força 😀 Ficamos felizes que está gostando da série!
      Eu ainda não recebi o PGWP, então não sei te dizer de quanto tempo é a duração que o CIC vai aprovar. Apliquei faz um pouco mais de um mês e ainda não recebemos notícias. Mas quando receber e estiver tudo certo vou postar sobre a minha timeline com vistos aqui no Blog!
      Eu não tenho conhecimento o suficiente de outros cursos pra poder recomendar algo similar ao que eu cursei. O que posso dizer é que o programa de Business Administration de 2 anos é um dos mais tradicionais da Red River College e é muito bom mesmo 😀 Eu não optei por um programa de apenas 1 ano pois me preocupava com o tempo que teria de PGWP para conseguir imigrar pelo MPNP, caso o Rodrigo não conseguisse o MPNP antes da minha graduação. Mas tirando isso não acho que o curso influencie em nada no processo de imigração.
      Não acho loucura chegar no inverno, não! Mas assim que chegar já pode correr pra compras as roupas de inverno pq é bem, bem importante! hahaha
      Boa sorte!

      • Responder outubro 22, 2016

        Maísa

        Muiiiiiito obrigada pelas respostas! Queria resposta de alguém com experiência! Muita boa sorte em toda sua jornada, que Deus permita o melhor para vcs, que já são sucesso! Um bj

      • Responder novembro 6, 2016

        Marcus Fernandes

        Desculpe me intrometer mas sempre tive essa dúvida. Você disse que ainda não recebeu a resposta do PGWP, e enquanto isso você fica com qual visto? Pois sei que seu curso já terminou, consequentemente o visto também terminaria, estoi certo?

        Se puder esclarecer, agradeço muito!

        Parabéns pelo blog, estão me ajudando muito!

        • Responder novembro 15, 2016

          Casal Abaixo De Zero

          Oie Marcus. Agora já recebi o meu PGWP. Mas a partir do momento que aplicamos para o PGWP ou extensao do Work Permit entramos em implied status – ou seja, mantemos o mesmo status no Canada. Se tenho o Study Permit ainda sigo as regras do Study Permit e se tenho o Open Work, ainda sigo as regras do Work Permit. O visto é emitido geralmente com um periodo adicional de 60 a 90 dias, justamente para o estudante ter tempo de conseguir um emprego e aplicar para o PGWP se for o caso e nesse período é permitido trabalhar full-time (pois vc nao esta mais em periodo de aulas).

  • Responder outubro 20, 2016

    Brenda

    INCRÍVEL o blog de vocês!!!
    Muito obrigada pelas dicas!
    Eu estou no inicio do meu planejamento para Canadá 2018. Sou solteira então as coisas são mais difícil, em relação aos valores.
    Mas Amei o Blog de vocês vou usar todas as dicas..

    • Responder outubro 27, 2016

      Casal Abaixo De Zero

      Aaaaah que demais esse comentário <3 Poxa, mt obrigada pela força. A gente faz tudo com muito cuidado pra ajudar vocês, e é sempre bom saber que está funcionando! Muito boa sorte pra você, tudo vai dar certo!

  • Responder outubro 31, 2016

    Amanda

    Primeiramente, parabéns pelo post !
    Estou planejando ir com meu marido para o Canadá em 2018 (no máximo, se Deus quiser haha. Nosso plano inicial era Vancouver porém o custo é muito alto e percebemos que iriamos demorar um tempo a mais para juntar todo dinheiro necessário. Com isto, começamos a procurar novas opções e acabamos conhecendo, e gostando muito, de Winnipeg.
    Sua planilha ajudou muito ! Saberia me dizer se estes custos mudaram muito ?
    E quanto ao valor total que vocês trouxeram, poderia me dizer ? Vi que tiveram outros gastos , que você nos informou que estará detalhando nas próximas postagens, porém estes gastos foram supridos já com o salário do seu marido ?

    Desde já, agradeço !

    • Responder novembro 15, 2016

      Casal Abaixo De Zero

      Oie Amanda! Mt obrigada <3
      Os gastos com a mudança foram basicamente esses da planilha, mesmo! O valor total que trouxemos ao chegar foi esse que passei na planilha + a estadia para 10 dias (hotel + alimentaçao + transporte e uma pequena quantia para emergencias) - eu ainda vou detalhar esses ultimos gastos no proximo post que atrasou um pouquinho, mas logo posto aqui 😀
      Todos os gastos com a mudança nos bancamos com o dinheiro que juntamos ainda no Brasil, mesmo. O Rodrigo só começou a trabalhar no final de Agosto!

  • Responder novembro 1, 2016

    Edna de Oliveira Nilo

    Jess , curto demais esse blog.Pena q meu perfil seja bem diferente, casada e com 2 filhos pequenos ( 5 e 2 anos)…..Devo dobrar esse valor ????/ ando com pouca informaçoes para ir c familia.

    • Responder novembro 15, 2016

      Casal Abaixo De Zero

      Ola Edna! Poxa, nao temos muito conhecimento sobre a vida com filhos, mas imagino que o que deva aumentar mesmo é o gasto com supermercado, roupas de inverno e daycare ou escolinha para as crianças.

  • Responder dezembro 26, 2016

    Anna Maria

    Bom dia. Eu e meu noivo pretendemos ir pra Winnipeg em julho de 2017. Recebi minha LOA pra iniciar BA em 21/08/2017 e daremos entrada no visto em fevereiro (após nosso casamento). Queria muito te perguntar sobre duas questões: a primeira é sobre esse valor de 20000 CAD + valor do material que vocês levaram, se esse valor inclui aqueles 14000 CAD que o governo exige que a gente comprove ou se vocês levaram 14000 CAD mais 20000 CAD. A segunda questão é sobre o bairro. Eu sei que você indica o Corydon Village, mas no meu caso, que também estudarei no Notre Dame Campus, você acredita que seja a melhor opção? Considerando as facilidades de transporte coletivo pro meu noivo ir trabalhar e pra eu me dirigir pro College, o que você acredita que seja melhor? Muitíssimo obrigada pela ajuda e parabéns pelo blog maravilhoso que há tanto tempo nos inspira e dá forças pra continuar com esse sonho! Anna Maria – Goiânia – Goiás

    • Responder janeiro 30, 2017

      Casal Abaixo De Zero

      Oie Anna Maria! Mt obrigada pelo comentário <3

      O valor da planilha não se trata do valor exigido pelo governo - nós nunca postamos nada com base em procedimentos burocráticos pra obtenção de vistos pois os valores exigidos pelo governo podem mudar (e etc) e nós não estamos aptos a falar a respeito do assunto.
      Então nesse planejamento nós listamos apenas um valor aproximado do quanto achávamos que íamos gastar durante a estadia aqui. Ele está mais relacionado a planejamento financeiro (custo de vida) do que burocracia, ok?

      Se você tiver um carro como meio de transporte (casa-college) morar na Corydon pode ser uma boa opção, a não ser que não se importe ter de fazer baldiação para chegar ao college (são 2 onibus da corydon pro campus da Notre Dame, e pode demorar 1 hora o trajeto). Se preferir morar mais perto do campus o bairro "ideal" seria o de St. James (mas eu não conheço o bairro bem o suficiente pra recomendar). Também dá pra ir direto de Downtown para o campus da Notre Dame com apenas 1 ônibus - mas como sempre falo, Downtown está longe de ser o meu bairro preferido (: Na realidade, Downtown costuma ser o bairro preferido dos recém-chegados pela facilidade do transporte público- tem ônibus pra cidade inteira...

  • Responder dezembro 27, 2016

    Anna Maria

    Jessica, mais uma pergunta por favor: para levar em consideração essa questão dos bairros e da proximidade com trabalho e college, estamos pensando em comprar um carro. Procuri nos outros posts e não vi nada sobre. Será que vc poderia nos auxiliar dando uma luz sobre preço médio de um veículo usado e qual gasto mensal com tax e gas? Pelo que vi, vocês hoje têm um carro, certo? Muito obrigada mais uma vez

    • Responder janeiro 30, 2017

      Casal Abaixo De Zero

      O preço do veículo usado pode variar bastante dependendo do ano, kilometragem, etc. Mas os carros mais antigos/rodados começam a serem anunciados por volta dos $2,000. O valor do seguro também varia pelo ano do veículos e histórico do seguro do proprietário, mas a média acredito ser de $150/mes. E o gas fica por volta dos 90cents/litro.

  • Responder fevereiro 7, 2017

    Tainara Santuchi

    Boa tarde, casal!
    Uma pergunta muito importante pra gente nessa fase que estamos de planilhas de gastos, etc:
    Considerando o salário mínimo (sem tips, nada disso), quanto vem líquido na mão aproximadamente? Vi que você descontou $100, mas é só esse o desconto de fato?

    Obrigada!!

    • Responder fevereiro 8, 2017

      Casal Abaixo De Zero

      Oi Tainara,

      A gente não sabe dizer qual seria o valor exato descontado em cima de um salário mínimo.
      Aqui se deduz de cada paycheck o seguinte: CPP (Canadian Pension Plan), EI (Employment Insurance), o Income Tax, e dependendo da empresa pode haver também desconto de benefícios.
      No caso do CPP, EI e do Income tax, os valores sao % do valor do salário, então seria necessário calcular individualmente os valores descontados de acordo com cada valor de salário.
      Recomendamos que veja essa página para mais informaçōes: http://www.cra-arc.gc.ca/tx/bsnss/tpcs/pyrll/t4032/2016/t4032mb-gnrlnf-eng.html#_Toc337712791

  • Responder fevereiro 9, 2017

    weverton

    melhor explicação impossivel, parabens ao casal pelo blog,
    estamos nessa correria de planejar as coisas tb, meu maior medo é não conseguir emprego
    por incrivel que pareça fizemos uma planilha igual a sua, e colocamos 3 meses como o tempo pra arrumarmos algo, já aproveitando o mercado de trabalho ai está bom ? falo na sua percepção andando pela cidade.

    • Responder fevereiro 10, 2017

      Casal Abaixo De Zero

      Oie Weverton! Poxa, que bom que conserguiram acompanhar direitinho. As vezes acho complicado de explicar algumas coisas… haha

      O nosso maior medo também era exatamente esse, mas posso te falar que é tranquilo conseguir emprego por aqui, especialmente se não tiver nada muito específico em mente.

      Pra quem está chegando e preparado pra trabalhar muito, eu considero o mercado super saudável e dinâmico! Se tiver força de vontade vai tirar de letra.

      Boa sorte pra vocês!

  • Responder abril 6, 2017

    Raphaela

    Casal, adorei o post, de verdade ! sou recém-formada e tem tanta coisa acontecendo no Brasil que desanima continuar aqui !! quero sair do país com meu namorado e um dos país mais recomendados é o Canadá. Na pesquisa seu post está me ajudando e animando cada vez mais !

  • Responder julho 13, 2017

    Klaus S. n. de Souza

    Olá Casal abaixo de Zero !! Saudações tupiniquins !!!!

    Parabenizo vosso espaço, onde quem lê vossos post consegue absorver na integra a realidade ….( bem minha visão ) !!!
    Se estou encaminhando alguma consideração, é que com certeza esteja buscando informações a respeito da vida no Canadá… Dei início ao que chamo de PROJETO CANADA 2020, onde quero em definitivo estar pisando em solo Canadense a bem pouco tempo, gostaria de saber, se possível e se tiver alguma informação sobre a colocação no que se diz respeito ao Agrobusiness por ai??? estava muito focado em Calgary… porém algo me chamou a atenção para Winnipeg…
    Já somos formados eu e minha esposa, minha esposa em Odontologia, eu em Adm. com enfase no Agrobusiness.
    não vou me alongar por demais !!!! lembranças ao casal…
    e obrigado por compartilhar vossas experiências !!!!

    • Responder setembro 22, 2017

      Casal Abaixo De Zero

      Ola Klaus! Amamos o comentario <3 Muito obrigada pelo feedback!
      O Agronegocio eh bem forte no Canada - Ontario no Eastern Canada. E MB, AB e SK no Western Canada. O Canada eh o maior exportador de Canola do mundo, entao tem muita coisa relacionada a exportacao de graos tambem. Ao redor de Winnipeg ha muitas e muitas fazendas de Canola - quando voce estiver por aqui e decidir dirigir para os lakes, vai ver muitos fields interminaveis de canola... hahaha

      Muitas das grandes multinacionais da Agricultura tem escritorios em Winnipeg, inclusive 🙂 Entao considero um bom mercado, sim!

      Muito boa sorte no projeto Canada 2020 e ate logo 😀

  • Responder julho 26, 2017

    Lucas

    Olá, estou planejando ir para o Canadá para daqui uns 4 anos, mas gostaria de saber o quão mais complicado é ir, estando sem faculdade, já que pretendo fazer isso aí, tenho 19 anos, com o sonho de conseguir começar minha vida aí, gostaria muito de saber, desde já agradeço!!!

    • Responder setembro 22, 2017

      Casal Abaixo De Zero

      Ola Lucas! Nao ha problema nenhum em vir fazer a faculdade aqui. Inclusive, pra que gastar com uma faculdade ai, se pode vir fazer aqui, nao eh mesmo?
      Eh muito importante estar com o ingles em dia, e ter os fundos necessarios para pagar o curso – que pode ser tao salgado quanto uma faculdade ai no Brasil!

Leave a Reply