O Guia Definitivo de Roupas de Inverno | 8 Itens Que Você Tem Que Ter

Guia de Roupas de Inverno

Oioi pessoal, tudo bem?

No post de hoje vou falar sobre uma das questōes mais importantes quando se trata de vir pro Canadá: roupas de inverno.

Seja para visitar quanto para morar, é fundamental ter roupas apropriadas para o inverno canadense – especialmente em cidades mais frias como Winnipeg e Calgary, onde as temperaturas chegam a -40 graus celsius no auge do inverno.

 

guia-das-roupas-de-inverno-winnipeg

Downtown Winnipeg à -30 Graus Celsius.

 

Me lembro que antes de vir – láaa em 2014, tive muita dificuldade em encontrar um guia completo de como se vestir no dia-a-dia durante o inverno, por isso hoje vou falar sobre tudo que comprei assim que cheguei por aqui, e o que costumo usar durante os dias mais frios.

Vamos lá?

 

1 – Parka/ Casaco de Inverno

A Parka é um casaco de inverno um pouco mais comprido (ela pode cobrir até um pouco acima do joelho e algumas vezes chega até a canela, dependendo do modelo).

 

guia-das-roupas-de-inverno-parka

Eu sofrendo em um frio de -35 graus 🙁

 

A Parka que comprei assim que cheguei foi essa da North Face, com um forro de pena de ganso misturada com Poliéster (550 fill down), e me arrependo por ter comprado um casaco de penas – me lembro que durante as minhas pesquisas encontrei alguns posts dizendo que era “fundamental” ter um casaco de pena de ganso, o que é mentira, visto que o Rodrigo usa uma Parka de tecido sintético e funciona tão bem quanto (:

*Obs: pra felicidade geral, a North Face – uma das melhores marcas de roupas para o frio, desenvolveu de 2014 pra cá uma tecnologia têxtil, sem precisar usar penas ou lã para criar as roupas mais quentinhas de todas. Quer saber mais? Clique aqui!

Ah, é também super importante que o seu casaco de inverno seja impermeável – para que quando esteja nevando ou chovendo (freezing rain) o casaco não fique molhado e congele – especialmente se você pretende praticar esportes de inverno, etc.

Os features que eu mais gosto nesse casaco, e acho super úteis durante o dia-a-dia, são: o capuz com pelinhos – pra dar uma segurada na neve quando venta e ela insiste em vir direto no seu olho, o capuz removível, os bolsos forrados (acredite, bolsos serão seus melhores amigos quando estiver passeando na rua a -30), e a manga estilo segunda pele que não deixa o vento entrar (veja na foto!).

 

guia-das-roupas-de-inverno-parka-2

Manga segunda pele.

 

2- Botas de neve (Winter boots)

As botas de inverno são botas feitas para o frio intenso e dias de muita neve, e não conseguem ser substituídas pelas mais esforçadas das botas comuns – acreditem, eu tentei!

 

guia-das-roupas-de-inverno-bota-de-neve-rodrigo

Bota de inverno do Rodrigo – The North Face.

*Link da Bota de inverno do Rodrigo aqui! 

Elas mantêm seus pés e pernas quentinhos e secos e ainda dão uma força para você não sair escorregando por aí.

Quando cheguei, comprei essa bota da Sorrel – e é a que uso até hoje. Ela é feita de um nylon impermeável por fora e por dentro tem um inner-boot de feltro com o topo de uma imitação de pêlo de carneiro – que impede que a neve entre por ali. A sola é bem grossa, de borracha.

Sério, é a bota mais quentinha que já usei na vida! <3

 

guia-das-roupas-de-inverno-bota-de-neve-jessica

~Botíneas fofíneas~

 

3- Roupa térmica (Baselayer)

Ah, a roupa térmica é um caso de amor e ódio! haha Ela é fundamental pra quem vai passar um longo período na rua, seja passeando, seja pegando ônibus, etc – e realmente faz a diferença! Mas pode incomodar quando estiver em lugares fechados com calefação, pois pode esquentar um pouco mais do que o desejado.

 

guia-das-roupas-de-inverno-baselayers

Baselayers

 

Eu sempre uso a calça térmica a partir dos -20 graus celsius, mesmo saindo de carro. Quando saio de ônibus uso a calça a partir dos -10. A blusa uso raramente no dia-a-dia, mas usava frequentemente quando ia pra faculdade de ônibus, por exemplo, durante os dias de frio mais intenso.

Acho que a necessidade da roupa térmica depende da preferência e rotina de cada um Mas eu sempre recomendo pros mais friorentos!

 

4- Luvas

Sim, por favor! Luvas são mega importantes tanto pra quem dirige quanto pra quem sai a pé ou de ônibus. Você não imagina o quão gelado fica o volante de um carro que passou a noite inteira a -30  graus celsius.

O ideal é que as luvas sejam impermeáveis (no caso de ter contato com a neve), mas não é fundamental.

 

guia-das-roupas-de-inverno-luvas-de-neve

Luvas de neve x Luvas stretch

 

Eu amo de paixão esse par de luvas da North Face, pois ficam bem justinhas na mão – as luvas maiores (como essa da esquerda) me incomodavam muito por não serem práticas. Porém elas não são das mais quentinhas – aí que entram os bolsos do casaco ou então as mittens, que você pode colocar por cima.

 

5- Gorro

Fundamental apenas se você tem amor pelas suas orelhas haha. Caso contrário: boa sorte.

Existem milhares de modelos, estilos e marcas, a única coisa importante é que a touca não tenha a trama muito espaçada (não tenha furinhos) – pra que o vento não entre pelos furos.

Tem ainda alguns gorros que são forrados por dentro e são ideais pra passear no frio intenso ou praticar esportes na neve!

 

guia-das-roupas-de-inverno-gorros

Toucas de inverno.

 

6- Protetor de Rosto ou Cachecol

O protetor de rosto, ou o cachecol, é um ótimo acessório pra quem vai passar algum tempo do lado de fora no frio intenso com vento. O frio chega a machucar o rosto, e queima a pele.

 

guia-das-roupas-de-inverno-protetor-de-rosto-buff

Protetor de Rosto – Buff

 

A grande diferença entre o protetor de rosto e o cachecol é a “impermeabilidade”. Quando enrolamos o cachecol no rosto e respiramos o ar quente acaba congelando na malha do cachecol – o que pode incomodar.

Eu uso esse protetor por baixo do cachecol pra dar uma proteção extra, e ele fica bem ajustadinho no rosto.

 

7- Meias

Acreditem, existem feitas para o inverno (mais exatamente: para praticar esportes) – e pra quem sofre de pés frios, como eu, são praticamente um sonho realizado <3 hahaha Dêem uma olhada nas meias da Smart Wool Socks.

Esse tipo de meia não é fundamental pra quem usa boas botas de inverno, por exemplo. Mas podem fazer um bom par com botinhas mais básicas pra um dia não tão frio (dá pra usar com botas simples por volta dos -15, sem neve).

Elas são acolchoadas por dentro para deixar o pé quentinho e também proteger do impacto – não é demais?

 

8- Layers

Bom, a última dica importante sobre como se vestir para o inverno são os layers – as camadas de roupa.

Aqui é bastante comum usar muitas peças de roupa, ao invés de usar simplesmente uma camisa com o casaco por cima, pois isso ajuda a manter o calor do corpo e isolar o frio. Então se prepare para usar blusa térmica, suéter, moletom, parka… Tudo de uma vez! haha

 

guia-das-roupas-de-inverno-layers

~Socorr~

 

Eeee chegamos ao fim do Guia de Roupas de Inverno. Vocês estão preparados? O que acham que vai ser o mais difícil do inverno canadense? haha Contem pra gente nos comentários!

Espero que tenham gostado do guia tanto quanto eu gostei de escrever <3

 

*Observação importante: Como eu SEMPRE digo: essas são os itens que EU uso e que funcionam pra mim. Eu tenho certeza que há milhares e milhares de pessoas que usam coisas diferentes ou simplesmente não usam nada disso e tá tudo certo. Cada pessoa encontra o seu estilo durante o inverno e descobre aos poucos o que é mais útil, quentinho e prático pra elas (:

 

Um beijo,

Jessica V.

21 Comments

  • Responder janeiro 6, 2017

    Nina

    Dicas muito úteis! Morro de frio com qualquer coisa. Winnipeg vai ser muito desafiador para mim.

    • Responder janeiro 26, 2017

      Casal Abaixo De Zero

      Brigada Nina! O segredo por aqui é se vestir direitinho.
      Tem coisas que a gente nem sabia que existia, e que fazem toda a diferença no dia-a-dia 😀

  • Responder janeiro 6, 2017

    Cesar

    Parabéns pelo guia, Jes. Faltava um post como este para quem quer mudar para o Canada. Agora não falta mais. Sempre que me perguntarem ( e sim, perguntam sempre) sobre roupas de inverno e como se proteger do frio no Canada, simplesmente encaminharei este post. Valeu!

    • Responder janeiro 26, 2017

      Casal Abaixo De Zero

      Poxa Cesar, super obrigada! Se tiver sugestōes de posts interessantes pro pessoal que quer vir, é só mandar que a gente providencia 😀 hahah

  • Responder janeiro 26, 2017

    Natalie Coelho

    Olá, eu gostaria de saber se com 16 anos posso morar no Canadá, mais especificamente em Ottawa, mas não para fazer intercâmbio, mas DEFINITIVAMENTE. Se não puder com 16, com que idade mais ou menos eu posso? Tem algum estado que eu possa morar com apenas 16 anos?

    • Responder janeiro 30, 2017

      Casal Abaixo De Zero

      Oie Natalie!
      Para morar em qualquer província – por conta própria – é importante ser maior de idade (18 anos) já que em muitos momentos deverá assinar contratos (aluguel, seguro de veículo, conta telefônica, etc), por exemplo. Também não acredito que menores de idade possam residir sozinhos em casas ou apartamentos alugados (mas não sou lá grande entendedora da lei).
      O processo imigratório também só pode ser feito por de maiores de 18 anos.

      O ideal é que se espere até a maioridade para que possa cuidar de todos os processos sem a necessidade de um guardião legal (:

  • Responder fevereiro 7, 2017

    Brenda

    EU AMO ESTE BLOG.
    Sério estou procurando tantos blogs sobre o Canadá, e de todos que já este é o melhor, parabéns pessoal pelo trabalho de vocês.!!

    • Responder fevereiro 9, 2017

      Casal Abaixo De Zero

      Poxa, Brenda <3 Suuuuuuuuper obrigada pelo comentário! De verdade meixxxmo!
      A gente prepara tudo com mt carinho mesmo, prestando atenção em tudo que vocês perguntam e querem saber. Pra ajudar ao máximo quem quer vir pra cá também 😀 E saber que vocês gostam é toda a recompensa que precisamos!

  • Responder fevereiro 15, 2017

    Ricardo Torres

    Parabéns pelo blog. Nasci em Montreal, meu pai foi estudar e levou minha mãe em 1988 e na falta tv resultou em mim, e estou querendo voltar a este belo país. As dicas são mto úteis e valiosas, continuem postando por favor.
    Ah única coisa q sei é que quebec não será possível, não sei francês.
    Abrcs

    • Oie Ricardo! Poxa, que demais!
      Retorne logo pois o Canada é realmente incrível.

      E acredite, nada é impossível! Francês é ligeiramente parecido com português, não deve ser lá tão difícil de aprender 😀

  • Responder março 5, 2017

    Renata Spinelli

    Olá, Jéssica e Rodrigo.
    Parabéns pelo blog! Atualmente moro em Winnipeg com minha família (marido e dois filhos) e, durante o período de planejamento para essa mudança, acompanhei o blog que é visualmente atrante e tem dicas valiosas.
    Ah… conhecendo vocês pessoalmente descobri que o casal abaixo de zero também é um casal simpatia!!! Bjs

    • Poxa Renata, foi um prazer conhecer vocês! Muito obrigada pelo carinho!
      Ficamos muito, muito felizes em saber que conseguimos ajudar de alguma forma e de certa forma fazer parte desse processo de planejamento.
      Muito boa sorte na jornada de vocês. Sucesso!

  • Responder março 18, 2017

    Brenda

    Muito enriquecedoras as informações.. amo este blog.. desejo morar em Winnipeg, e vcs tem sido uma ótima referência!! Bjos

  • Responder março 19, 2017

    Elines

    Amei o blog!!
    Em relação as botas, gostaria de saber se temos que comprar uma numeração maior devido ao uso de meias termicas.

    • Oi Elines! Mt obrigada pelo comentario <3
      Entao, eu acho que varia de bota pra bota. A que eu tenho comprei 0.5 tamanho maior doq normalmente uso e sobra espaço o suficiente pras meias (eu acho que a fôrma é naturalmente maior mesmo!).

  • Responder maio 16, 2017

    Daniel

    Porque vocês pararam de postar videos e posts?

    Estava super interessante acompanhar o processo de imigração de voces.

    Espero que estejam bem e continuem a compartilhar suas experiências.

    Um grande abraço.

    • Oi Daniel! Poxa, paramos pq as coisas andam malucas por aqui. Super correria com trabalho e tambem aproveitando um pouquinho agora depois de terminado o curso.
      Mas temos mts ideias em mente e logo voltamos a postar coisas novas.

      Tb estamos sempre no instagram postando fotos ou usando o Stories, onde da pra vc saber mais do nosso dia-a-dia aqui em Winnipeg.
      O link pro insta ta ali em cima no cabecalho do site 🙂

  • Responder julho 2, 2017

    Mariana

    Muito bom seu post!!! Até agora o melhor sobre o tema! Vc tem dicas sobre aonde comprar? Principamentr botas, meias e luvas.
    Obrigada!!!

  • Responder agosto 18, 2017

    PEDRO COSTA

    Ola! Ja tem um novo seguidor no seu blog.
    Entao, no caso de quem chega nas primeiras semanas de Abril, como eu, o que levo? O que faço?
    Obrigado!

    • Responder setembro 25, 2017

      Casal Abaixo De Zero

      Oi Pedro! Poxa, obrigada por acompanhar a gente 😀
      Em Abril ja estaremos na Primavera, entao o tempo ja estara um pouco mais ameno. Entao pode trazer casacos de inverno normais (que usamos no Brasil), que vai estar tudo bem.
      Eu recomendo sempre preferir sapatos impermeaveis nessa epoca, e que sejam mais escuros – pois ha muita lama por conta da neve derretida.
      Vc evera pegar algo parecido com um inverno no Brasil… E se dermos sorte, pode ser que ate esteja calorzinho (:

Leave a Reply